top of page

O Sistema circulatório:
O Sistema circulatório é composto na sua generalidade por sangue, linfa, vasos sanguíneos e pelo coração propriamente dito.
A função do sistema circulatório é levar o oxigénio e nutrientes às células e trazer de volta os produtos de excreção.
Morfologia do Sistema circulatório:
O sistema circulatório como referi anteriormente por vasos sanguíneos e o coração (mais os fluidos circulatórios)
-Vasos Sanguíneos:
Existem três grandes tipos de vasos sanguíneos:
Artérias: Levam o sangue do coração para fora, ramificam-se em arteríolas e são espessas para aguentar a pressão sanguínea;
Veias: Têm como função levar o sangue dos capilares ao coração, são menos espessas que as artérias. Ramificam-se em vénulas. As veias dos membros inferiores apresentam umas estruturas que ajudam o sangue a subir para o coração.
Capilares: São pequenos vasos sanguíneos que tem a espessura inferior à de um cabelo E são constituídos apenas por uma parede de células para facilitar as trocas de
produtos e saída de linfa.
-O coração:
O coração é um músculo. Tem a forma típica de um coração, foi concebido para nunca avariar, porque é um órgão mecânico. Tem o tamanho de um punho fechado e localiza--se na caixa torácica, na parte central e ligeiramente inclinado para a esquerda.
Está protegido pelo externo.
É constituído por três camadas:
- O pericárdio (camada exterior) que protege o coração dos movimentos polmunares;
- Miocárdio (camada média), corresponde ao músculo propriamente dito;
- E o Endocárdio (camada interior), correspondente a uma película que protege o miocárdio da pressão sanguínea
O músculo cardíaco é constituído internamente por aurículas e ventrículos e estão separadas pelo septo que divide o coração e garante que mantém os sangues (arterial no lado esquerdo e venoso no lado direito). A separar as aurículas dos ventrículos existem válvulas constituídas por tendões, a separar os ventrículos das aurículas no lado direito, existe a tricuspide e no lado esquerdo encontra-se a bicuspide/ mitral.
Ligados às aurículas estão sempre veias (veias cavas no lado direito e ao lado esquerdo estão ligadas as veias pulmonares) e aos ventrículos, artérias (lado direito a artéria pulmonar e lado esquerdo a artéria aorta). As válvulas das artérias são as semilunares (pulmonar e aórtica).
O coração tem uma estrutura própria para alimentar as suas células cardíacas que são as artérias coronárias, o sangue que passa para elas, segue a circulação normal e desvia-se para essas artérias.




Fisiologia do aparelho circulatório:
O coração bate de acordo com o ciclo cardíaco ou seja, bate em 2 tempos e descansa 1, o ciclo cardíaco demora aproximadamente 0,8 segundos no 1º tempo, este encontra-se em repouso (diástole geral) e o sangue está a encher as aurículas, no 2º tempo o coração contrai as aurículas e bombeia o sangue para os ventrículos, equivale a 0,1 segundos (sístole auricular), no último tempo, que equivale a 0,4 segundos corresponde à sístole ventricular e o coração contrai os ventrículos para expulsar o sangue.
(ver GIF acima)
Existem 2 tipos de circulação: pulmonar e sistémica.
- Circulação Sistémica:
Quando o coração está em diástole geral, este está a entrar a seguir com a sístole auricular, o sangue arterial passa a bicuspide e após a sístole ventricular o sangue tem de vencer as semilunares aórticas e passa pela artéria aorta que se vai ramificar em arteríolas que se dividem em capilares
bottom of page


